Menu

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Problema na Zaif ocorreu durante 20 minutos na semana passada; em janeiro, roubo de US$ 530 milhões em criptomoedas atingiu outra bolsa japonesa


Um erro em uma bolsa japonesa de criptomoedas permitiu que investidores comprassem bitcoins gratuitamente durante um curto período de tempo, embora nenhum deles tenha conseguido lucrar com o ocorrido.
A Zaif anunciou na terça-feira (20) que o sistema permitiu que os clientes comprassem bitcoin sem pagar o valor em yen durante 20 minutos na semana passada.
A bolsa cancelou os negócios após descobrir o erro, que aconteceu em 16 de fevereiro -- embora ainda estivesse tentando resolver o problema com um cliente que tentou transferir os bitcoins adquiridos na plataforma.
O operador da Zaif já enfrentou verificações após o roubo do mês passado de US$ 530 milhões em moedas digitais de outra empresa, a Coincheck. Reguladores temiam que os sistemas das várias bolsas japonesas estivessem vulneráveis a ataques cibernéticos.
, uma das plataformas registradas pelo governo e administrada pela Tech Bureau,
Regulamentação no Japão
O roubo da Coincheck e a falha da Zaif levantaram questionamentos sobre o sistema japonês de supervisão das bolsas. A Zaif é uma das 16 plataformas registradas pelo governo japonês, que no ano passado permitiu que mais 16 bolsas -- incluindo Coincheck -- continuassem operando sem um registro completo.
As bolsas registradas formarão um órgão autorregulatório a partir de abril. A proposta original era unir dois órgãos da indústria, representando as plataformas registradas e as não registradas.
O órgão definirá regras para questões como segurança e publicidade cambial. Também fixará penalidades para membros infratores, informou o jornal "Nikkei" nesta quarta-feira (21).
O Japão lançou em 2016 o primeiro sistema mundial de supervisionamento do comércio de criptomoedas, com objetivo de proteger clientes e eliminar os usos ilegais de moedas digitais, na medida em que buscava sustentar um setor jovem e promissor.
O regulador optou por regras relativamente leves para ajudar a cultivar a indústria, povoada por startups. O choque de Coincheck expôs as falhas no sistema e levantaram questionamentos sobre o papel do Japão como regulador do setor em meio à repressão de países como China e Índia.
O bitcoin subiu mais de 1.300% no ano passado, mas perdeu cerca de metade do seu valor este ano, com governos e bancos centrais anunciando possíveis medidas de repressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário